Semana de Letras: 22º Encontro do Proler, IX Abril Mundo, 7º Seminário de Pesquisa em Linguagem, Leitura e Cultura e 5º Pátria Língua Portuguesa

Minicursos
2016

Data: 08/11/16 e 09/11/2016, em ambos os dias horário das 14h às 18h, com intervalo para lanche


1- “Contação, Cantos e Encantos”: Possibilidades da cultura afrobrasileira em sala de aula

Ementa: A partir da Lei 10.639/03, percebe-se a necessidade de diversificar abordagens e atividades em sala de aula que contemplem a história e a cultura afrobrasileira. Assim, o minicurso buscará desenvolver atividades para professores do ensino infantil e fundamental I e II, subsidiando o educador trabalhar a religiosidade a partir de atividades lúdicas - abayomis; contação de histórias da cultura afro-brasileira; confecção de instrumentos musicais, e brincadeiras africanas, para serem exploradas no cotidiano escolar.

Pedro Romão Mickucz – Mestrando em Patrimônio Cultural e Sociedade pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE). Especialista em Interdisciplinaridade nas Práticas Pedagógicas (FURB). Professor de História e Música na Rede Municipal em Joinville. Desenvolve o Projeto “Meu Primeiro Violino e supervisiona o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID-UNIVILLE) no subprojeto de História.

Fernanda Gina Aguiar Souza Acadêmica do curso de Letras na Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE. Bolsista do Programa Institucional de Incentivo à Leitura (PROLER), Participa da CIA de Teatro da Univille.

Bolsistas do PIBID: Beatriz Rengel, Bruna Caroline Lima, Julio Cesar Vieira, Renato Fidêncio e Taniéli Lais Schröder,

Número máximo de participantes: 20 pessoas.
Materiais necessários: Cartolinas, canetinhas, réguas, tesouras, lápis de cor, restos de tecidos, miçangas e balão.


2 - Leitura e produção em meio digital

Ementa: A proposta do minicurso é vivenciar práticas de leitura e de escrita em meio virtual, através dos recursos disponíveis na internet, tais como blog e ferramentas de mídias sociais como Twitter e Facebook.

Público alvo: Professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º - 9º Ano) e Ensino Médio
Número máximo de participantes: 20
Recursos: computadores e conexão com a internet.

Philipe Macedo Pereira: Professor de Literatura, Língua Portuguesa e Inglesa. Graduado em Letras pela UNIVILLE (2013) e Mestrando em Patrimônio Cultural e Sociedade pela UNIVILLE. Mantém o blog “Ensaios & Garatujas”: http://ensaiosegaratujas.blogspot.com.br/. 

Marcus Vinícius Carvalheiro: Jornalista, graduado pelo Bom Jesus/Ielusc (2012), cursou Especialização em História da Arte e, atualmente, é Mestrando em Patrimônio Cultural e Sociedade pela UNIVILLE.


3 - Rítmica e Som

Ementa: O presente curso visa oportunizar aos professores de séries iniciais para experienciar atividades rítmicas e sonoras, trabalhando a coordenação motora através de exercícios rítmicos que utilizem palmas, passos e voz. Serão abordadas as noções básicas dos elementos da música (melodia, ritmo, harmonia), as propriedades do som: altura, duração, intensidade, timbre, o pulso (pulsação), tempo e contratempo. Abordagem: definição, experimentação, exercícios práticos.

Público alvo: professores das series iniciais
Número máximo de participantes: 25

Augusto Luciano Ginjo –- Mestrando em Patrimônio Cultural e Sociedade pela Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE. Formado em Direito pela mesma universidade. Atualmente é bolsista integral CAPES no programa de mestrado onde desenvolve a pesquisa "Quando os príncipes descem do zarco para bater cabeça: memórias narradas das cenas musicais da cidade de Joinville durante a década de 1990". Paralelamente à vida acadêmica, possui carreira de
músico tendo lançado dois discos com a banda joinvilense Fevereiro da Silva e um disco solo. 

Jade Grosskopf –graduanda de Psicologia (bacharel) pela Universidade da Região de Joinville - Univille. Atua como bolsista de extensão pelo artigo 170. Participante do grupo de pesquisa no CNPq, Imbricamentos de Linguagens e formação em Teoria Musical pela Escola de Música Donaldo Ritzmann.

Karina Santos de MenezesBacharel em Música – Piano pela Escola de Música da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), especialista em Formação Docente para o Ensino Superior pela Anhanguera Educacional, e Mestranda em Patrimônio Cultural e Sociedade pela Univille, Universidade para a Região de Joinville. É pianista e professora de piano na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil desde 2000. Atua também como professora de Linguagem Musical e Piano na Escola de Música Villa-Lobos, da Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior.


4 - Relicários poéticos

Ementa: O minicurso tem como principal objetivo apresentar propostas de atividades pedagógicas que despertem o interesse pelo viés poético dos textos literários. Por meio de escritos líricos aliados a atividades e experiências sonoro-musicais, pretende-se sensibilizar os educadores para a constituição de um repertório poético e novas abordagens metodológicas, como ponte entre suas reflexões teóricas e contextos de vida. Esse movimento de cavar e escavar para encontrar as infâncias (nossas e de outros) é a matriz que nutre o sentir poético. Diante das ausências no mundo contemporâneo esses achados do escavar adensam desconstruções em que a busca se objetiva de novos olhares. Analisando essas possibilidades, o trabalho se conecta com a poesia de Mário Quintana, em que “[...] de repente as coisas assumem uma nitidez de contornos como se brotassem de uma existência inanimada e ganhassem cor, textura e vida [...]” (Tânia Franco Carvalhal).

Público alvo: professores do Ensino Fundamental, do 4º ao 9º ano.
Número máximo de participantes: 20
Recursos: Datashow, CD “Crianceiras”, envelopes, papel sulfite, giz de cera, canetas, lápis, borrachas.

Laura Meireles G. Moura: Mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade pela Univille – Universidade da Região de Joinville, Professora na Rede Municipal de Ensino de Joinville, membro do Grupo de Pesquisa “Imbricamentos de Linguagens” (Univille) e participante de ações de leitura na Associação Ecos de Esperança.

Mara Falcão Palhares Barbosa: Mestranda em Patrimônio Cultural e Sociedade pela Univille – Universidade da Região de Joinville; Professora da Rede Municipal de Ensino de Joinville desde 2000; Graduada em Letras pela Universidade de São Paulo (USP); Pós-Graduada em Morfologia e integrante do Grupo "Imbricamentos de Linguagens", da Univille.

Thiago Túlio Pereira: Graduado em Geografia pela UFPR – Universidade Federal do Paraná e Graduando em Letras – Português e Inglês pela Univille – Universidade da Região de Joinville. Professor da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina e membro do Grupo de Pesquisa “Imbricamentos de Linguagens” (Univille).


5 – A narrativa indígena e o conto de fadas, leituras e seleção

Ementa: A narrativa indígena e o conto de fadas, leituras e seleção. O conto pós-moderno, traduções, versões e os revisitamentos.

Público-alvo: mediaores de leitura, professores, bibliotecários e estudantes de Letras, Pedagogia e Artes.
Número máximo de participantes: 30 pessoas.
Recursos: tecidos coloridos (1m x 1m), nas cores: azul, amarelo, preto, branco, laranja, bege, marrom, rosa, vermelho...

Alcione Pauli: Mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade e graduada em Letras pela Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, (SC) -, graduada em Pedagogia pela Faculdade Internacional de Curitiba (PR). Trabalha no setor infantil e juvenil da Biblioteca Pública Municipal Pref. Rolf Colin como contadora de histórias e articuladora cultural. Atualmente é responsável por grupos de estudo e pesquisa do Programa Institucional de Literatura Infantil e Juvenil (PROLIJ), da UNIVILLE. Na Rádio Joinville Cultural apresenta semanalmente o quadro “Cachoeira: um rio cultural que atravessa a cidade, o livro, a leitura e a literatura”. Atou como contadora de histórias em congressos pelo Brasil e no exterior (Portugal, Itália, China, Índia e México).


6 - Bonecas Abayomi e as narrativas do candomblé

Ementa: O mini-curso "Bonecas Abayomi e Narrativas do Candomblé" visa abordar, por meio da confecção de bonecas abayomi, algumas narrativas da religião afro-brasileira Candomblé, como a Criação do Mundo, do Ser Humano e dos Orixás, no intuito de mitigar preconceitos e assegurar o direito de liberdade religiosa. A oficina envolverá ainda a confecção de um panô/tapete que servirá de cenário para a contação dessas narrativas. 

Público-alvo: Estudantes, professores,
Número de participantes: máximo 20
Recursos: tecido de malha na cor preta; retalhos de tecidos com cores variadas; tesouras; cópias xerográficas

Allis Eduarda Machado: acadêmica do Curso de Letras da Univille (Universidade da Região de Joinville), bolsista do Programa Nacional de Incentivo à Leitura - PROLER.

Cymara S Schwartz Sell: acadêmica do Curso de Letras da Univille (Universidade da Região de Joinville), bolsista do Programa de Literatura Infantil e Juvenil - PROLIJ;

Kevin Inocêncio: acadêmico do Curso de Letras da Univille (Universidade da Região de Joinville).

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1 Comentários

  1. Bom dia! Gostei dos temas que serão abordados nos minicursos do Proler 2016. Gostaria de saber se os materias que serão usados (tecidos, canetas, miçangas, tesouras, etc) deverão ser trazidos por cada participante do curso, ou se o Proler irá fornecer. E quanto à inscrição para os minicursos, terão taxas ou somente quem participará do Seminário é que pagará a taxa de 20,00.

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