Divulgação: Feira do Livro de Guadalajara


Prezados(as),

O Ministério da Cultura tem a prazer em convidar todos os empreendedores do mercado literário para participar da Feira Internacional do Livro (FIL) de Guadalajara, no México, que ocorrerá entre os dias 28 de novembro e 6 de dezembro. Trata-se da maior feira literária de língua hispânica do mundo! O MinC levará uma delegação de 20 empreendedores que terão a oportunidade de conhecer parceiros comerciais, fechar negócios e divulgar suas iniciativas.

O edital é destinado a representantes de editoras, associações e grupos, fóruns, núcleos, coletivos literários, livreiros, curadores e agentes literários. Os empreendedores que irão à FIL poderão representar a si próprios, a empresas ou a entidades sem fins lucrativos. As inscrições estão abertas entre os dias 14 de agosto e 13 de setembro de 2015 no sistema SALICWeb e o resultado da seleção está previsto para o mês de outubro. Mais detalhes estão disponíveis no edital de seleção pública (http://www.cultura.gov.br/documents/10883/1284659/Conex%C3%A3o+Cultura+Brasil+Neg%C3%B3cios+2015+-+Guadalajara+-+P%C3%B3s+Conjur+13-08-16h.pdf/36edbeb5-0478-497e-9b8e-11885b43d023).  

Segundo o secretário de Políticas Culturais do Ministério, Guilherme Varella, o edital é uma ação com potencial enorme de resultados positivos para a delegação que participará da Feira de Guadalajara. "Cada empreendedor que irá à FIL 2015 poderá conhecer novidades, apoiadores, compradores, possibilidades e redes que, talvez, até então não seriam possíveis", destaca Guilherme Varella.

O Secretário de Políticas Culturais considera uma prioridade internacionalizar a cultura brasileira e fortalecer a presença do País em mercados mundiais estratégicos, garantindo a representatividade de nossa diversidade cultural. Nesse contexto, segundo Varella, o Ministério vai oferecer à delegação suporte para facilitar encontros, negócios e aproveitamento da Feira.

Para o diretor de Relações Internacionais do MinC, Gustavo Pacheco, a viagem à FIL permitirá a empreendedores brasileiros do setor literário apresentar-se a potenciais parceiros do mundo inteiro. "A Feira de Guadalajara é um dos mais importantes eventos do mercado editorial mundial e a mais importante feira literária dos países de língua espanhola. Acreditamos que muitos negócios e oportunidades podem ser gerados a partir desses contatos", afirma Gustavo Pacheco. "Assim, damos mais um passo significativo em nossa ampla estratégia para promover a cultura brasileira internacionalmente", complementa o diretor.

Esta é a primeira vez que o Ministério da Cultura lança um edital do programa Conexão Cultura Brasil #negócios, desenvolvido pela Secretaria de Políticas Culturais (SPC), voltado ao segmento literário. Em 2014, houve editais para as feiras ARCOmadrid, de arte contemporânea, em Madri; para a World Music Expo – WOMEX, de música, em Santiago de Compostela – ambas na Espanha; e para o festival Santiago a Mil, de artes cênicas, no Chile.

Membro da delegação brasileira selecionada, em 2014, para ir à Womex, Yves Finzetto, destaca que sua participação na feira foi além de suas expectativas.  "Realizamos negócios e concretizamos parcerias por meio da expansão de redes", lembra. Produtor musical e representante do Coletivo Panorama do Choro, Finzetto conta que, a partir da Womex, pôde se informar sobre como pessoas de outros países estão trabalhando com as diferentes formas de financiamento e de produção cultural.

Cada selecionado receberá do Ministério da Cultura o valor de R$ 9.828,75 como ajuda de custo para despesas relacionadas à participação na FIL 2015, como transporte, seguro de viagem, alimentação, hospedagem, pagamento de taxas de participação no evento e taxas de bagagem.

Antes da viagem para a feira, nos dias 23 e 24 de novembro, os contemplados pelo edital virão a Brasília para uma capacitação que contará com representantes do MinC, da ApexBrasil, do mercado e da própria FIL Guadalajara. Esta etapa é obrigatória a todos os contemplados pelo edital.


Segundo os organizadores da FIL, o público total da edição de 2014 foi de cerca de 765 mil pessoas. Estiveram presentes mais de 20 mil profissionais e quase 2 mil editoras. Desde 2012, a FIL realiza anualmente atividades dedicadas à literatura brasileira no âmbito do programa "Destinação Brasil", com apoio da Fundação Biblioteca Nacional, do Ministério das Relações Exteriores, da APEX e da Câmara Brasileira do Livro.

Postar um comentário

0 Comentários