Participação na construção da Política Nacional das Artes

Já está no ar a plataforma de participação social da Política Nacional das Artes (PNA). O objetivo é que a população possa interagir e contribuir com a construção da PNA, que visa sistematizar um conjunto de políticas públicas consistentes e duradouras para as artes brasileiras e servir de subsídio para a renovação da Fundação Nacional de Artes (Funarte), entidade vinculada ao MinC responsável pelas políticas de fomento para artes visuais, circo, dança, literatura, música e teatro. A largada para o início da construção da política foi anunciada nesta terça-feira (9), durante seminário realizado no Rio de Janeiro com a presença do ministro da Cultura, Juca Ferreira.

Para iniciar seus apontamentos, os interessados devem acessar o site www.culturadigital.br/pna. Do lado direito da tela, há a opção Enquetes para votação nos temas que o colaborador considerar mais importantes para a Política Nacional das Artes. Serão disponibilizadas duas opões para votação, mas clicando no botão outras opções, novos tópicos surgirão. É possível votar quantas vezes desejar.



Caso não encontre a temática ou queira dar sua colaboração, o interessado deve escolher a opçãoDê sua opinião, fazer um breve cadastro e escrever suas sugestões em até 140 caracteres. Após o processo, é possível, ainda, conferir como está a apuração dos votos, clicando em Ver Resultados. Desde ontem (9), foram computados mais de 600 votos.

Os interessados também podem comentar item por item dos planos setoriais de artes visuais, circo, dança, literatura, música e teatro. Basta clicar, na aba superior, na expressão artística desejada e contribuir com sugestões.

A plataforma digital busca gerar mais mobilização para o processo e garantir um caráter amplamente democrático à construção da PNA. As propostas recebidas serão sistematizadas e consolidadas pelo grupo de consultores, articuladores e pelo comitê executivo de forma que a Política Nacional das Artes esteja concluída no começo de 2016. "Temos uma metodologia de trabalho na qual o diálogo é matéria-prima básica", afirmou Juca Ferreira durante a solenidade de início da construção da PNA.

Participação social

Além da contribuição utilizando a plataforma digital, também é possível participar de outras formas. A Caravana das Artes, outro eixo de ação social do MinC, reunirá um grupo de consultores, articuladores e integrantes do MinC e da Funarte que vão percorrer, a partir de julho, as 27 unidades da Federação. O objetivo é ouvir os setores ligados às artes visuais, circo, dança, literatura, música e teatro, em rodas de conversa.

Em parceria com a Funarte e a Fundação Casa de Rui Barbosa, serão realizados Seminários Temáticos, com aprofundamento de temas decisivos para o conjunto de políticas para as artes que se deseja construir, tais como: economia das artes, festivais de artes, políticas de internacionalização das artes brasileiras, marcos legais das artes, formação artística e ensino das artes, pacto federativo do fomento às artes e Pontos de Cultura, entre outros.

Também estão sendo realizados encontros setoriais com representantes das principais linguagens artísticas. Este ano já foram realizados o Encontro com o Teatro e o Encontro com o Circo. Em breve, outros segmentos serão convidados para o debate.

Postar um comentário

0 Comentários