SESC - Semana “Calar a Boca Nunca Mais”



Sesc-SC | Unidade em Joinville | Programação cultural de 13 a 17/05

13 a 17 de Maio – Semana “Calar a Boca Nunca Mais”

No ano em que se completa 50 anos do golpe militar no Brasil, o Sesc em Joinville realiza a Semana “Calar a Boca Nunca Mais!”, de 13 a 16 de Maio. Nesta semana, o Sesc discute, por meio da arte, um dos piores momentos políticos na história do Brasil, abordando também o mesmo período e seus reflexos em Joinville.

13/05 – Os palhaços – leitura dramática do texto de Miraci Dereti censurado em 1968 – Abismo Teatro de Grupo – Joinville (SC) – 14 anos
17 de agosto de 1968. O Grupo Teatro Renascença deseja estrear o Espetáculo Os Palhaços, de Miraci Dereti, mas é impedido pela Censura local. O Abismo Teatro de Grupo traz a proposta de leitura dramática do texto e discute os porquês da censura sob a mediação de Cristovão Petry.

14/05 – Programadora Brasil – Anos de Chumbo - Curtas, 107' – 14 anos
Este Programa traz, em diferentes linguagens, seis curtas-metragens que buscam refletir sobre o poder e os chamados “anos de chumbo” no Brasil, período mais repressivo da ditadura militar (1964-1985) que teve início com a promulgação do AI-5, em 1969. Marcado pela violência e pela falta de limite dos ocupantes do poder, os cidadãos brasileiros tiveram seus direitos políticos e individuais suprimidos e o país viveu um período de censura, falta de democracia e perseguição política aos que eram contra o regime militar.
Os filmes que compõem esse Programa são os curtas metragens: “Clandestinos”, de Patricia Moran (MG, 2001, Experimental, Colorido, 11 min); “O dia em que Dorival encarou a guarda”, de Jorge Furtado e José Pedro Goulart (RS, 1986, Ficção, Colorido, 15 min); “O reino azul”, de José Medina , Lancast Mota e Otto Guerra (RS, 1989, Animação, Colorido, 14 min); “Um filme”, de Marcos Medeiros, de Ricardo Elias (SP, 1999, Documentário, Colorido/PB, 19 min); “Um tiro na asa”, de Maria Emília de Azevedo (SC, 2005, Experimental, Colorido, 16 min); e “Vala comum”, de João Godoy (SP, 1994, Documentário, Colorido/PB, 32 min)

15/05 - Lançamento do Livro "Acanhado - Teatro em Joinville durante a ditadura militar" - Tuane Roldão - Joinville (SC) - Livre
A jornalista Tuane Roldão faz sua estreia na literatura com o livro-reportagem "Acanhado: teatro em Joinville durante a ditadura militar" (Design Editora, 134 páginas). Com relatos reais de pessoas que vivenciaram e sofreram um dos períodos mais obscuros da história recente do Brasil, o livro é um importante trabalho para compreender o passado da arte cênica e do regime militar em Joinville. O livro apresenta uma narrativa romanceada, que bem poderia ser confundida com ficção, alternando momentos de falas rápidas com relatos mais densos, carregados de informação.
Pensado para um público que gosta de teatro e se interessa por história, de Joinville ou não, Acanhado é o resultado de um ano e meio de pesquisa e produção, entre 2011 e 2012, durante a faculdade de Jornalismo na qual Tuane hoje é formada. Sem preocupação com a linearidade cronológica, a pesquisa realizada pela jornalista contempla as histórias de homens e mulheres que se viram envolvidos na luta pela redemocratização, direta ou indiretamente. Mais do que ao teatro em Joinville de 1964 a 1985, é dada voz a personagens que fazem, de alguma forma, diferença no cenário artístico local por conta das decisões que tomaram décadas atrás. A publicação da obra foi aprovada pelo Edital de Apoio à Cultura, por meio do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec) 2013.

16/05 - Ditadura Reservada - documentário - Fabrício Porto e Fábio Porto, 74' - Joinville (SC) - Livre
O documentário “Ditadura reservada” foi idealizado para contar um pouco sobre as vidas daqueles que viviam em Joinville na época da ditadura militar. Histórias de vida de pessoas que estavam contaminadas por palavras cheias de definições como: comunismo, socialismo e a própria ditadura militar. Esse filme resgata histórias como a de Edgar Shatzmann e sua esposa Lucia Shatzmann que viveram sobre a perseguição do regime em Joinville. O documentário aborda outros entrevistados, que nem sequer souberam que o Brasil estava passando por um regime militar. O filme trás à tona questões que muitos faziam questão de não saber. O papel da imprensa da época também faz parte do filme e conta com depoimentos de jornalistas e radialistas desse período. Historiadores e sociólogos convidados falam sobre como esse período foi encarado por uma população predominantemente européia em Joinville.

17/05 - Programadora Brasil - Terra em Transe - Glauber Rocha, 107' – 14 anos
Um dos grandes clássicos da cinematografia brasileira, “Terra em Transe” acompanha os dramas de consciência de um jornalista e poeta que oscila entre diversas forças políticas que lutam pelo poder no fictício país de Eldorado. Marcado pelo tom alegórico, o filme já foi definido como “um espetáculo poético sobre o transe político”.
Responsável pela consagração internacional de seu diretor, Glauber Rocha, ao receber premiações nos festivais de Cannes, Locarno e Havana, o longa-metragem chegou a ser proibido pela censura da ditadura militar, por ser considerado “subversivo e irreverente com a Igreja”. Com elenco liderado por Jardel Filho, Paulo Autran e Glauce Rocha, o filme reúne ainda uma talentosa equipe técnica: Luiz Carlos Barreto e Dib Lutfi (fotografia), Sérgio Ricardo (música original) e Eduardo Escorel (montagem).

Semana “Calar a Boca Nunca Mais”
Local: Teatro Sesc Joinville
Horário: 20h
Entrada Franca - Distribuição dos ingressos a partir das 19h, na bilheteria do teatro

16/05 – Rede Sesc de Teatros - Sarau para Radamés – Vitor Garbelotto – Florianópolis (SC) – Auditório da Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior
Enquanto acontece a semana “Calar a Boca nunca Mais” no Teatro, o Sesc em Joinville recebe o Violonista Catarinense Vitor Garbelotto, no Auditório da Casa da Cultura Fausto Rocha Jr., no dia 16/05, Sexta-feira, às 20h.
Natural de Criciúma, o músico foi recentemente apontado pelo jornal “O Globo” como um dos principais representantes do novo Violão Brasileiro. Garbelotto surpreendeu e agradou tanto crítica como público ao fazer a primeira gravação da obra completa para violão solo de Radamés Gnattali.
Além da acuiadade sonora e da interpretação inspirada, Garbelotto possui uma forte característica rítmica, soma essa, que lhe rendeu o Prêmio APCA 2010 (Associação Paulista de Críticos de Arte) como Revelação em Música Erudita e a Indicação ao 22º Prêmio da Música Brasileira (2011), também na categoria Revelação.

Local: Auditório da Casa da Cultura Fausto Rocha Jr. (Rua Dona Francisca, 800 - Saguaçu)
Horário: 20h
Classificação etária: Livre
Entrada Franca – Distribuição dos ingressos a partir das 19h, no local da apresentação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CADERNO LITERANDO - 2019/2