Seminários de Dança de 2014

Instituto Festival de Dança de Joinville abre inscrições para o Seminários de Dança de 2014
Evento deste ano propõe discussão sobre as relações entre a dança e a rua

            A partir de segunda-feira, 12 de maio, bailarinos, coreógrafos, professores e estudantes de dança já podem fazer sua inscrição (pelo site www.festivaldedanca.com.br) para participar da edição deste ano do Seminários de Dança de Joinville, que será realizado 26 a 28 de julho, no Teatro Juarez Machado, dentro da programação do 32º Festival de Dança de Joinville.
            A oitava edição do evento propõe uma reflexão sobre os caminhos da dança e seu entrelace com a rua, entendendo-a não somente como ambiente exclusivo das assim chamadas danças urbanas, mas também das danças populares e da dança contemporânea.  Com o tema “Deixa a rua me levar!” o evento tem a coordenação executiva da Profª. Dra. Thereza Rocha*. Segundo ela, na proposta do Seminários, a rua não nomeia um gênero de dança, mas uma vontade de interrogar os trânsitos da dança de contextos específicos à cena e vice-versa: da rua ao palco, do palco de volta à rua. O objetivo principal é questionar a política de encenação da dança em meio ao contexto formativo que o Seminários enseja na programação do festival.
            A programação do Seminários terá conferências, conversas, espetáculos, demonstração de processos e apresentações de trabalhos acadêmicos, congregando, em um mesmo espaço e oportunidade, o importante e urgente entrelace teoria-prática na dança brasileira. A abertura será no dia 26, às 9 horas, com o lançamento do livro-registro do 7º Seminário de Dança (realizado no ano passado), seguida de uma entrevista com Nelson Triunfo, conduzida por Gilberto Yoshinaga, autor da recém-lançada biografia do “Nelsão”, como Triunfo é conhecido nas “quebradas”. No mesmo dia, será realizada um conferência com Fátima Costa de Lima, professora do Programa de Pós-graduação em Teatro da UDESC, e uma conversa com José Clerton, Alexandre Snoop e Eleonora Gabriel. O evento neste dia encerra com o espetáculo Mono-Blocos, de Vanilton Lakka, que será realizado na área externa do Centreventos Cau Hansen.
            O segundo dia começa com o estudo de caso sobre o trabalho de Vanilton Lakka e segue com outra conferência, com convidado a confirmar. No período da tarde serão realizadas as apresentações de trabalhos acadêmicos e a exposição de pôsteres, finalizando o dia com o espetáculo “Graça”, de Graça Martins e direção Andrea Bardawil, que será realizado no Teatro Juarez Machado.
            No terceiro e último dia do Seminário, a programação começa com o estudo de caso sobre o trabalho de Graça Martins e Andrea Bardawill; prossegue com uma conversa com Gilberto Yoshinaga, Thiago Amorim e Rafael Guarato e finaliza com uma conferência dançada com Antonio Nóbrega, homenageado do evento. Nóbrega conduzirá um cortejo das danças populares até a Feira da Sapatilha, onde será realizada uma grande ciranda festiva.

Trabalhos acadêmicos         
O processo de inscrição e envio de trabalhos acadêmicos encerra em 15 de maio. Podem se inscrever pesquisadores (graduação ou pós-graduação) com trabalhos em desenvolvimento ou já concluídos, publicados ou inéditos. A apresentação dos trabalhos selecionados está prevista para o dia 27 de julho e contará com a apreciação de pesquisadores especialmente convidados. Todo o material apresentado na edição 2014 será publicado em mais uma edição livro “Seminários de Dança”, com lançamento em julho de 2015.

Saiba quem é quem na programação do 8º Seminário de Dança de Joinville

*Thereza Rocha é coordenadora executiva do seminário. É pesquisadora de dança, dramaturgista e diretora de espetáculos. Doutora em Artes Cênicas pela UNIRIO e professora dos cursos de graduação em dança e do Programa de Pós-graduação em Artes do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará – UFC. Coordenadora do grupo de pesquisa QUINTAL: dança, pensamento, outras dramaturgias e regimes de dizibilidade. Autora do livro Diálogo/Dança, junto com Marcia Tiburi (São Paulo: SENAC, 2012).

Convidados:
Alexandre Snoop: Graduando em Pedagogia pelo Centro Universitário UNISEB; atuante na área da arte educação desde 1998; ex-integrante do Grupo Dança de Rua do Brasil; diretor e coreógrafo da Cia de Dança Alexandre Snoop (tri-campeã no Festival de Joinville); é professor e jurado em diversos eventos por todo o Brasil, responsável pela introdução do Projeto de Dança Inclusiva em diversas instituições de Ribeirão Preto e região, coordenador pedagógico do Projeto Impacto da cidade de Viçosa – MG e idealizador do Projeto Fábrica do Conhecimento.
Andréa Bardawil Campos - Coreógrafa e diretora da Companhia da Arte Andanças, desde 1991, em Fortaleza. Em 2009/2010 foi selecionada pelo Rumos Itaú Cultural Dança – 2009/2010, ao lado de Graça Martins, com o projeto Graça. Atuou como curadora de vários eventos pelo Brasil, como a Bienal Internacional de Dança do Ceará, a Bienal Internacional de Santos/SP e o Festival de Dança de Joinville.
Antônio Nóbrega - Nasceu em Recife em 1952. É músico, dançarino e ator. Integrou o Quinteto Armorial na década de setenta. De 1976 a 2013 criou vários espetáculos: A Arte da Cantoria, O Maracatu Misterioso, O Reino do Meio Dia, Figural, Brincante, Na Pancada
do Ganzá, Lunário Perpétuo, Nove de Frevereiro, Naturalmente, entre outros. Fundou, em 2012, a "Companhia Antonionobrega de Dança" e, com ela, apresentou o espetáculo "Humus". Conquistou importantes prêmios, como: Shell de teatro, Tim de música, APCA, Mambembe, Prêmio Governador do Estado de São Paulo para a Cultura 2013 na categoria Dança – júri popular – pelo conjunto da obra e "Humus" e, por duas vezes, ainda o da Ordem do Rio Branco e do Mérito Cultural. Os seus trabalhos têm sido registrados pelo cineasta Walter Carvalho que prepara atualmente o longa-metragem Brincante, dedicado à sua obra. Foi o homenageado do Carnaval de Recife 2014.
Eleonora Gabriel - Professora da Escola de DANÇA da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ; diretora da Companhia Folclórica do Rio-UFRJ, grupo artístico de pesquisa, ensino e extensão sobre danças, músicas e teatros folclóricos brasileiros. Mestre em Ciência da Arte pela Universidade Federal Fluminense e doutoranda em Artes na Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Coreógrafa da Abertura dos Jogos Panamericanos 2007 e do Encerramento da Copa do Mundo 2014.
Eleonora Santos - Doutora/Artes Cênicas. 2013; Mestre/Dança. 2008; Licenciada/Dança. 2007; UFBA. Bacharel/Direito. 1999; UFPel. É professora adjunta do Centro de Artes/UFPel,  docente do Curso de Dança-Licenciatura e coordenadora do Colegiado e do Núcleo Docente Estruturante do curso. Bailarina formada por Dicléa Ferreira de Souza.
Fátima Costa de Lima - Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Teatro e do Departamento de Artes Cênicas da UDESC. Atriz, cenógrafa e figurinista. Pesquisa espaço cênico, alegoria e imagem em teatro, cinema e carnaval. Sua pesquisa atual é sobre teatro político e teoria crítica em Bertolt Brecht e Walter Benjamin.
Gilberto Kurita Yoshinaga - Jornalista formado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), com experiência de quatro anos como correspondente no Japão. Escritor, radialista e produtor cultural. Autor da biografia “Nelson Triunfo – Do Sertão ao Hip-Hop” (Shuriken Produções/2014), sobre a vida do dançarino, coreógrafo e músico Nelson Triunfo.
Graça Martins - Formada em Letras (Português - Espanhol) pela UECE e especialista em Cultura Folclórica Aplicada pelo CEFET-CE; professora de Danças Folclóricas desde os anos 80; professora de Danças Flamencas desde os anos 90; fundadora, dançarina e coreógrafa do Grupo de Dança Tablado (dança Flamenca) na cidade de Fortaleza/CE; sócia efetiva da Comissão Cearense de Folclore; presidente da Associação dos Bailarinos, Coreógrafos e Professores de Dança do Ceará; e defensora da dança popular tradicional junto ao Fórum de Cultura Popular e Fórum de Dança do Ceará.
José Clerton de Oliveira Martins - Doutor em Psicologia (2001) pela Universitat de Barcelona (Catalunya/España). Pós-doutorado (CAPES 2005-2006) pela Universidad de Deusto (Pais Basco/España). Professor visitante/catedrático do Programa de Doutorado em Estudos Culturais das Universidades do Minho e de Aveiro/Portugal. Colaborador do Mestrado em Turismo da Universidade Estadual do Ceará. Atualmente está vinculado ao Programa de Doutorado em Psicologia da Universidade de Fortaleza/Brasil. Investiga sobre: Ócio/Lazer, Experiência de Ócio, Trabalho, Temporalidade Social e Tempo Livre, interessando-se também pelas temáticas: Cultura das Organizações, Estudos Culturais, Contemporaneidade, Consumo, Cultura Popular, Dança e Folclore. É integrante da OTIUM - ASOCIACIÓN IBEROAMERICANA DE ESTUDIOS DE OCIO, e da ANPEL - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Estudos do Lazer - BRASIL. Colabora em programas de Graduação e Pós-Graduação no Brasil, Equador, México, Portugal e Espanha.
Nelson Triunfo - Dançarino de breaking ativista social brasileiro, tendo ganhado notoriedade como um dos precursores da cultura hip-hop no país. Um dos principais dançarinos de soul e breaking do Brasil, ele mesmo se define como um híbrido de Luiz Gonzaga e James Brown. Nelson Triunfo também Foi também um dos pioneiros nos projetos que utilizam o hip-hop como um instrumento de educação e inserção social, através de oficinas, palestras, debates e outras atividades com crianças e adolescentes, trabalho que desenvolve até hoje. Fruto desta iniciativa, Nelson Triunfo foi um dos responsáveis pelo surgimento, em 1999, da Casa do Hip-Hop de Diadema, projeto em que está envolvido até hoje.
Rafael Guarato - Artista, pesquisador e professor do curso de Dança da Universidade Federal de Goiás (UFG). Doutorando em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tem se dedicado às possibilidades estéticas na cena contemporânea de dança por meio de suas interfaces com as danças de rua e autor do livro Dança de Rua: corpos para além do movimento.
Sigrid Nora - Artista e pesquisadora. Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP (2005). Pós-doutora em História/Políticas da Escrita da Imagem e da Memória – UFSC (2011). Docente na Universidade de Caxias do Sul/RS. Autora do livro "Raízes" (2003), organizadora da Coleção Húmus (2004/2011) e organizadora do vol. 1 "Temas para a Dança Brasileira" (SESC/SP, 2011).
Taís Vieira - Fundadora, coreógrafa e diretora do Coletivo Flores, da Membros Companhia de Dança e do CIEMH2. Cursou Dança na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Desenvolve pesquisas a partir do corpo urbano para a cena contemporânea, ministrando oficinas e palestras no Brasil e no exterior.
Thiago Amorim - Professor do Curso de Dança e Coordenador do Núcleo de Folclore da Universidade Federal de Pelotas – RS; Licenciado em Dança pela UNICRUZ – RS; Fundador da Abambaé Cia de Danças Brasileiras com experiência internacional na Argentina, Peru, Uruguai, Chile, Paraguai, Alemanha e Suécia; Doutor em Ciências da Linguagem da UNISUL-SC com tese sobre o Corpo no Carnaval do Sul do Brasil e Coordenador Jovem da IOV - Organização Internacional de Folclore e Arte Popular para a América do Sul.
Vanilton Lakka - Mestre em Artes pelo PPGArtes da Universidade Federal de Uberlândia, com a pesquisa “Para Uma Cidade Habitar Um Corpo”, e Bacharel em Ciências Sociais pela mesma instituição com o estudo "O Processo de Transmissão da Breakdance".

Sua formação é marcada pela vivência nos universos da Dança de Rua e da Dança Contemporânea. Entre suas principais criações estão “Dúbbio” (2003), “Você, um Imóvel Corpo Acelerado” (2003), “De…va..gar: últimos capítulos da cultura nacional” (2004), “Interferência inacabada...preste atenção no ruído ao fundo” (2007), “O Corpo é a Mídia da Dança? - Outras Partes” (2005/2007). Lakka mantém carreira solo e desenvolve propostas com artistas colabores independentes.

Sobre os espetáculos:

Mono-Blocos, de Vanilton Lakka
A obra dialoga com a noção de intervenção urbana lidando com algumas variáveis da relação dança/ corpo/ cidade, a saber:
Corpo jogos blocos: o trabalho se organiza a partir da lógica de jogos, que objetiva gerar uma relação de instabilidade na cena construída.
Corpo técnica ambiente: A técnica, a cidade e a biografia são ambientes que interagem entre si.
Corpo público código: Além do publico transeunte, há um público convidado que tem acesso a diferentes códigos, e por isso estabelece percepções distintas do trabalho. 
Corpo cidade expandida: o espaço está adesivado com QR Code, e o público está convidado a  explorar  e descobrir com o celular para qual lugar será levado.

Ficha técnica: Concepção geral: Vanilton Lakka / Intérpretes: Vanilton Lakka, Samuel Giacomelli, Nina Tannús, Cláudio Strondum, Lucas Borges, Lucas Dilan, Nadia Yoshi, Chikinho Costa, Karyne Bittencourt / Equipe: Marcelo Santos, Fernando Prado, Eduardo Bernardt. Patrocínio: PETROBRAS. Lei de Incentivo à Cultura.

Graça, de Graça Martins e Andréa Bardawil
Este trabalho é antes de tudo um encontro entre duas pessoas de trajetórias distintas, embora ambos os percursos tenham se conduzido entremeados com a dança: Andréa Bardawil e Graça Martins. De um lado, corpo e pensamento construído na cultura popular. De outro, corpo e pensamento construído no ensino formal da dança cênica, no mundo das academias e dança. Maneiras de fazer e organizações de pensamento diversas. Do encontro, resquícios de inquietações mútuas e questões que permeiam a prática da dança contemporânea e das danças tradicionais. De que afetos somos capazes nesse exercício de aproximação? O que pode nos atravessar nessa experiência? Acordar em nós uma simplicidade despretensiosa – que não implica em gratuidade – é do que se trata aqui.
O trabalho é fruto de uma pesquisa coreográfica desenvolvida com subsídio do Programa Rumos Itaú Cultural Dança 2009/2010.
Ficha Técnica: Concepção e direção: Andréa Bardawil / Intérprete-criadora: Graça Martins /Assistência de direção e participação especial: Sâmia Bittencourt /Musica: Pavão Misterioso (Ednardo).

Serviço:
Seminários de Dança de Joinville – 2014 (8ª edição)
Inscrições pelo site www.festivaldedanca.com.br
Trabalhos acadêmicos: até 15 de maio (gratuito)
Participação no evento: a partir de 12 de maio. Valor da inscrição: R$ 50,00 (com os descontos aplicados no evento).

Festival de Dança de Joinville
Assessoria de Imprensa
Iraci Seefeldt
(47) 3423-1010 / 9119-2442

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CADERNO LITERANDO - 2019/2

ANAIS 13º SEMINÁRIO DE PESQUISA EM LINGUAGENS, LEITURA E CULTURA - 2022