III Conferência Nacional de Cultura


Entre os dias 27/11 e 01/12 aconteceu, em Brasília, a III Conferência Nacional de Cultura, com a participação de 1.745 pessoas, sendo 953 delas delegados dos 26 estados e do Distrito Federal.

A Secretaria Executiva do PNLL, assim como toda a Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) estava representada e participou ativamente dos debates, juntamente com os representantes do Conselho Setorial do Livro e Leitura (CSLL).

A plenária final elegeu as 64 diretrizes a serem seguidas pelos gestores culturais de todo o país, das quais 20 foram escolhidas como prioritáriaspara a sustentação de políticas públicas em cultura. Entre elas está a proposta 3.10:

“Aprovar, sancionar e regulamentar o Plano Nacional do Livro e Leitura, garantindo a leitura como direito social através do fortalecimento do Sistema de Bibliotecas Públicas municipais, estaduais, distritais e comunitárias, assegurando o acesso ao livro, à leitura e à literatura”.

Dentre os destaques da votação estão também: - o pedido de aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 150; – a proposta que pede o fortalecimento das cadeias dos setores criativos, com intercâmbios; – a proposição para a inclusão nos planos orçamentários da União, estados, DF e municípios de programas para desapropriação de imóveis ociosos para que sejam aproveitados como equipamentos culturais.

Clique aqui para acessar as propostas eleitas.
Clique aqui para acessar o site  Conferência Nacional de Cultura.






















Texto: SNBP

Postar um comentário

0 Comentários