Fórum Catarinense do Livro e da Leitura


Ontem, dia 27/05, ocorreu em Florianópolis o Fórum Catarinense do Livro e da Leitura, a professora Taiza Mara Rauen Moraes, coordenadora do comitê PROLER de Joinville, participou do evento para pensar o Plano Catarinense do Livro e da Leitura.

As diretrizes do Plano Estadual de Cultura começaram a ser definidas no auditório da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina (SOL). O secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Beto Martins, recepcionou os convidados à mesa de debates e plateia, e destacou a importância do evento como forma de democratizar e incentivar a participação popular nas decisões de políticas públicas das áreas relacionadas.

                                          Foto: Saul Oliveira/SOL/ASCOM

Affonso Romano de Sant’Ana, poeta, jornalista e administrador cultural, discorreu sobre a importância da leitura como trabalho fundamental dentro e fora das escolas e questão de segurança nacional. “Existe a necessidade de aumentar a compra de livros, a fim de enriquecer os acervos das bibliotecas públicas”, comentou Affonso que é criador do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (PROLER), e também citou o sistema de alfabetização elaborado por Paulo Freire e a fundação da Companhia Editora Nacional por Monteiro Lobato como exemplos a serem seguidos.

O secretário de Educação da capital, Rodolfo Pinto da Luz, falou sobre a Barca dos Livros e o projeto Floripa Letrada, como exemplos de ações de sucesso já em andamento no Estado de Santa Catarina.  “A Barca dos Livros e Floripa Letrada são orgulho para o nosso Estado porque ampliam o acesso da população à leitura”, argumentou.

O FCLL foi presidido por José Paulo Teixeira, do Projeto Bom de Ler Parati.
Também participaram a coordenadora de projetos do Instituto Pró-Livro, Zoara Failla, e a coordenadora do Plano Nacional do Livro e Leitura do Ministério da Cultura, Rosália Guedes, que apresentou os quatro eixos do Plano Nacional do Livro e Leitura. “Estes são pontos fundamentais para a sistematização das ações”, afirmou Rosália.

O Plano Nacional do Livro e Leitura é o norteador das políticas de Livro e Leitura que também integrarão as discussões do Fórum Estadual de Cultura em Junho (FEC) no CIC.

Ingrid Bezerra- SOL/ASCOM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CADERNO LITERANDO - 2019/2