Inscrições para Escola Livre de Artes da Udesc abrem em agosto


O início das aulas na Escola Livre de Artes da Udesc está programado para setembro de 2012 em local provisório. Até a conclusão da reforma do antigo prédio da Escola Germano Timm, onde a instituição irá funcionar, as aulas acontecerão no prédio da Udesc localizado na rua Otto Boehm, no Centro de Joinville.

Inicialmente serão oferecidos pela instituição três cursos gratuitos. No dia 24 de setembro começam as aulas do Curso de Residência Artística em Fotografia, com enfoque no território industrial e o patrimônio artístico e histórico de Joinville. A carga horária será de 72 horas, e o curso será ministrado pelo fotógrafo italiano, Antonio Falzetti.

Já o Curso de Arte e Natureza, será voltado a professores de arte da rede pública de ensino, e terá carga horária de 24 horas em dois módulos, de 23 a 25 de outubro e de 6 a 8 de novembro. As aulas serão ministradas pela professora carioca, Patrícia Furtado de Mendonça, formada pela Universidade de Bolonha, Itália. A turma terá 25 alunos, que irão se aprofundar em questões relacionadas à sustentabilidade do planeta, promovendo um olhar ampliado sobre o modo com o qual o homem se relaciona com a natureza, usando a arte como instrumento revelador de tais relações.

A escola ainda vai promover um Seminário sobre Ciência e Arte, com outro professor italiano, Alessandro Ubertazzi, da Universidade de Florença, ainda sem data definida. Tanto o Curso de Residência Artística em Fotografia, quanto o Seminário sobre Ciência e Arte são destinados à comunidade em geral. As inscrições para todos os cursos serão abertas no final de agosto.

Escola Livre de Artes da Udesc

A Escola Livre de Artes da Udesc tem a intenção de estabelecer uma estrutura de formação artística de alto nível e impacto social na cidade de Joinville, no sentido de serem promovidas interações em nível internacional entre o Estado de Santa Catarina e a Itália, com a garantia de mecanismos de reciprocidades, trocas culturais.

A Udesc adotou o modelo de “Escola Livre” para desenvolver o projeto pedagógico da Unidade de Joinville, cujo padrão educacional prevê liberdade quanto a condicionamentos e exigências de grau de escolaridade, perfis e faixas etárias dos alunos, e liberdade quanto a compromissos rígidos de capacitação profissional por meio de concessão de títulos e diplomas hierarquizados.

A Escola Livre de Artes de Joinville tem a missão de disseminar a sensibilidade estética e o saber artístico de forma a promover o conhecimento de novas modalidades de interação tecnológica, tendo a arte como propulsora de processos de habilitação e troca social.

Maiores informações:
escolalivredearte@joinville.udesc.br

Fonte: UDESC
http://www.portaldoservidor.sc.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=1793&Itemid=390

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CADERNO LITERANDO - 2019/2