APROVADO O PLANO DE CULTURA MUNICIPAL DE JOINVILLE

Projeto de Lei Ordinária nº  25/2012 de 03/07/2012, institui o plano municipal de cultura. Segue na íntegra a mensagem da presidente do conselho municipal de política cultural de Joinville. Ilanil Coelho

Caros conselheiros, participantes dos fóruns, das pré-conferências e conferências de cultura....
Caros amigos que desde sempre (direta ou indiretamente) se envolveram na elaboração do Plano Municipal de Cultura- PMC....
Afinal, o que falar e como compartilhar algo tão significativo para todos nós como a aprovação, pela Câmara de Vereadores, do nosso Plano Municipal de Cultura?
Primeiramente, pensei em iniciar, relembrando quando o documento começou a ser elaborado. Mas estabelecer uma cronologia seria enquadrar superficialmente um movimento encharcado de experiências de cidade e de cidadania que vão além de uma temporalidade contada por dias, meses ou anos.
Se, em 2009, na 2ª Conferência de Cultura, elaboramos um documento que objetivava subsidiar a elaboração do PMC..... se, em 2011, nos embates e debates da 3ª Conferência  conseguimos estabelecer as estratégias do PMC... se, desde então, o Conselho Municipal de Cultura, através do GT Plano, voltou-se para a revisão do documento final que foi entregue ao Executivo no início deste ano, esta imaginada cronologia deixaria de fora muitas coisas como, por exemplo,   os inúmeros fóruns setoriais e as pré-conferências que se constituíram como uma espécie de alfabeto e de regra gramatical de base para cada palavra, frase e parágrafo redigido.
Será que não caberia ainda incluir nesta cronologia outros encontros e desencontros entre os autores do PMC?  Lembro-me da 1ª Conferência de 2005, dos movimentos para  a implementação do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultural – SIMDEC  ainda em 2005,   da publicação do caderno Cultura para a Qualidade de Vida de 1994 ... Afff! Nenhuma cronologia comportaria os mil cursos, discursos e percursos deste Plano.
Por isso, aos coautores do Plano e em nome do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Joinville quero expressar a gratidão pelo trabalho comprometido de todos em prol da democratização das políticas culturais de nossa cidade.
Ainda que tenhamos pela frente outros desafios, comemoremos nossa conquista.
Em agosto, serão empossados os novos membros do Conselho. Contamos com a presença de todos na reunião agendada para o dia 06.
 
Um  grande abraço,
Ilanil Coelho
Representante do Setor de Museus e Espaços de Memória
Presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Joinville

Informações retiradas dos sites:

Postar um comentário

0 Comentários