COLÓQUIOS PATRIMONIAIS


Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville/MASJ discute ações estratégicas para uma nova sede



     No ano em que o MASJ comemora 40 anos de atuação com o público, enfrenta diversos desafios no sentido de sua consolidação institucional em virtude de problemas em sua sede. A mesma é atingida constantemente por enchentes que colocam em risco equipamentos, acervos, a saúde e o desenvolvimento dos profissionais que nela atuam e do público que dela usufrui. Em virtude do crescimento da equipe e dos acervos, da inadequação arquitetônica dos ambientes aos padrões de ergonomia e sanidade ambiental, ocorreu a interdição pela vigilância sanitária do prédio do MASJ, reforçando o desejo e a necessidade da instituição ser instalada num novo edifício que contemple os diversos setores, viabilizando sua expansão.
     Diante de um mundo em constantes transformações o MASJ precisa dar respostas rápidas no tocante às ações de caráter preservacionistas interativas e compartilhadas com as populações com que atua que, a cada dia exigem um cuidado maior com o patrimônio arqueológico com o qual convivem tanto no lugar em que moram, como é o caso dos sítios arqueológicos situados em meio à malha urbana de Joinville, quanto o patrimônio sob guarda institucional, representado especialmente pelo Museu Sambaqui, importante referência em termos de pesquisa, preservação e comunicação museal.
     Nesse sentido essas ações precisam ser amplamente discutidas com especialistas em museus, representantes dos órgãos gestores do Patrimônio Cultural, com a sociedade civil e os demais segmentos.
    Desejamos compartilhar ideias buscando soluções aos desafios, a fim de garantir o desenvolvimento do MASJ como uma instituição orgânica e interativa, ampliando os importantes serviços que vem prestando a toda a sociedade.
Com o tema Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville: desafios para a preservação do Patrimônio Arqueológico num mundo de mudanças, o MASJ promove a XV edição dos Colóquios Patrimoniais.

MEDIADOR:
-Gerson Machado – Educador MASJ/FCJ
DEBATEDORES:
-Ilanil Coelho – Presidente do Conselho Municipal de Política Cultural
-Dalmo Vieira Filho – Superintendente IPHAN/SC
-Diego Lemos Ribeiro – Museólogo/UFPel

LOCAL: SALA 08 – CENTREVENTOS CAU HANSEN
DATA: 21/05/2012
HORÁRIO: 19:00h às 22:30h

--

Maiores informações:
Email:
sambaqui@joinvillecultural.sc.gov.br
Telefone: (47) 3433-0114


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CADERNO LITERANDO - 2019/2